Ultimas atualizações
  • Teste 1: Teste

  • CUSTOMIZAÇÃO DE MOTOS HD

  • PRODUTOS PARA HARLEY-DAVIDSON

  • TOMBO NA LAMA NO PR

  • RJ: SALÃO MOTO BRASIL

  • DIAVEL BLACK

  • ESPANHOL DE MOTOVELOCIDADE

  • BRASILEIRO DE MOTOCROSS

  • RECALL NA HONDA CRF 450 R

  • Post por // setembro 1, 2012

    Piloto de motocross freestyle e sul-matogrossense, é hexacampeão da Copa Brasil de Freestyle Motocross e o primeiro brasileiro a efetuar o backflip. Saiba mais sobre esse mito das manobras radicais.
    A personalidade do mês do Moto Mania Brasil faz sucesso nas pistas e no ar. Ele é piloto de motocross freestyle, 

    Foto: Biro Curado


    nasceu em Iguatemi, no estado do Mato Grosso do Sul, e é hexacampeão da Copa Brasil de Freestyle Motocross: Gilmar Flores, o Joaninha.
    Carreira
    Seu interesse por motos começou em 1996, quando ele chegou a Sinop, município do Mato Grosso. Incentivado pela mãe e por seu amigo Bizorro, Joaninha é um dos maiores nomes da categoria na atualidade. Tão jovem, com 31 anos,  é considerado o piloto latino-americano mais completo em freestyle. Para ele, o balanço de sua carreira é positivo, ainda mais por poder fazer o que gostar e desenvolver trabalhos sociais.

    Foto: Fabiana Santos (assessoria) – Campanha Detran, Joaninha é o garoto propaganda do Detran no Mato Grosso, realizando palestras e shows para as crianças nas escolas da rede pública do Estado.


    “É muito gratificante este reconhecimento. O carinho que venho recebendo das pessoas, principalmente das crianças é demais. Me considero um vitorioso na minha carreira, pois através do meu trabalho estou envolvido em alguns projetos sociais que têm ajudado a mudar a vida de muitas crianças positivamente. Isso é o mais gratificante, saber que estou ajudando outras pessoas”, afirma.
     
    Backflip
    Joaninha foi o primeiro brasileiro a efetuar o backflip (salto mortal para trás) e possui mais de oito variações desta manobra. Já a praticou tanto, que já perdeu as contas. “Acho que já fiz o backflip umas dez mil vezes! Chutei! “, brinca o piloto.
    Sem muita estrutura para esta manobra no início, ele uniu sua força de vontade com um pouco de sorte e se tornou especialista no salto que alavancaria sua carreira, como explica a seguir. “Assistia aos americanos nos vídeos fazendo essa manobra. Decidi montar uma estrutura não muito apropriada porque deu muita vontade de fazer o backflip. Foi

    Foto: Biro Curado


    mais por força de vontade, porque a estrutura não tinha condições de fazer. Mas graças à Deus deu certo e foi uma conquista que alavancou minha vida. Quando comecei a fazer as variações  já tinha uma estrutura ideal que é a piscina de espuma. Acabou sendo mais fácil.”
    Título inesquecível
    Um momento marcante na carreira de Joaninha foi o título do ProRad, em 2006. “Estava um pouco receoso porque vinha de uma recuperação após uma queda durante um backflip, e lá executei perfeitamente, foi marcante”, lembra. Já o circuito que ele mais gostou de atuar foi em Brasília, numa estrutura inédita montada na Esplanada dos Ministérios para a disputa do Red Bull X-Fighters.
    Fora das pistas
    Fora das pistas, Joaninha é um empresário de sucesso e apegado à família e aos amigos, com quem é sempre brincalhão. Solteiro (mulheres, olhem a oportunidade!), quando consegue algumas horas vagas gosta de jogar video-game e correr de kart. Segundo ele, se não fosse piloto, acredita que seria caminhoneiro. “Temos muitos caminhoneiros na família, acho que seguiria por aí”. – Ainda bem que ele descobriu sua aptidão e hoje é um mito em freestyle.
    Para 2013, Joaninha promete muitos shows pelo Brasil e treinos já tendo em mente a Copa em 2013.

    Foto: Biro Curado


    BATE E VOLTA
    A rota ideal: a BR-163, o caminho de casa.
    A máquina dos sonhos: já tenho, a minha. Uma Yamaha YZ 250 2T.
    Uma moto inesquecível: uma RX 125.
    Uma garupa: Sabrina Sato
    Uma curva: a da esquina da minha casa. É sempre bom voltar para casa.
    A velocidade certa: a permitida por lei.
    Joaninha quando pilota uma moto: uma pessoa responsável.
    Sonho: ter um filho (a).
    Meta: concretizar a escolinha de pilotos.
    Um conselho: Não façam loucura!
    Por Amanda Gelumbauskas
    Colaboração para o MMB

    © Todos os direitos reservados - 2018